How are you?

 

Fazer assim o percurso entre a casa e o trabalho. Entrar no metro, sair do metro. Entrar no metro, sair do metro. Publicidade, notícias, publicidade. Abrir a porta com o passe dentro da carteira. Sentado sem olhar para ninguém. Filmado para minha própria segurança. Publicidade, notícias, publicidade.

Chegar ao trabalho e fazer o log in. Colocar o head- set e ler o script. Cumprir o tempo de handling enquanto espero pelo break.

Abrir a aplicação, fechar a aplicação. Boa noite, como está? Estou a falar com a Srª Dª…?

 

Deseja então alterar o seu tarifário? Configurar o seu equipamento? Saber o preço do novo modelo? Como aderir à campanha/promoção de natal? O carregamento ainda não foi processado?

Trata-se de uma dificuldade informática. Tem um número de telefone alternativo para o qual eu possa ligar? O prazo de adesão terminou. 449€+ IVA.

Flexível, disponível, atencioso, polido e com um sorriso na voz, o assistente de apoio ao cliente está lá para o que der e vier. A cara da empresa, a voz da empresa, a  ferramenta humana da empresa.

Tempos de trabalho e desempenho constantemente vigiados e controlados, chamadas gravadas para avaliação, nome disponível para reclamações.

Férias quando for possível, intervalo quando for possível, prémios quando for possível, alteração de folgas quando for possível, novo horário quando for possível, ajuda do supervisor quando for possível. 

Direitos? Sindicatos? Inspecção do trabalho? Legislação do trabalho?

Quando for possível.

Falar da precariedade na primeira pessoa é um exercício doloroso. Não era propriamente isto que eu esperava para a minha vida.  Olhando à minha volta parece evidente que não sou o único.

Odeio este emprego e sei que não vou arranjar nada melhor. Odeio este trajecto e sei que não existe outro. Odeio a minha situação e sei que há milhares de pessoas a fazer fila para me substituir.

Há quem lhe chame vida e encolha os ombros. Eu chamo-lhe precariedade e rebelo-me.

RN

2 Respostas to “How are you?”

  1. Ricardo Says:

    Muito bom! Faça-se ouvir a vossa voz!.. “O melhor dos mundos possíveis”..

  2. Patrícia Says:

    Estou contigo..

Deixe uma Resposta

